quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Chá-de-Cozinha – Celebração entre Amigas

Diz a lenda que um pobre moleiro holandês ficou apaixonado por uma rica donzela. O pai da moça não aprovou o casamento e ainda se negou a pagar as despesas do enlace. Numa atitude de compaixão e amizade, os amigos do moleiro se uniram e ofereceram ao casal alguns itens que ajudariam a mobiliar a casa. Nascia desta forma, há muitos séculos, o chá-de-cozinha.

O tradicional Chá-de-Cozinha deve ser preparado com bastante atenção, não apenas pelo fato na noiva receber presentes para a nova casa, mas porque provavelmente esta será a última reunião com as amigas em que a noiva estará solteira.


Uma das tradições mais antigas do Chá-de-Cozinha é o Bolo de Fitas, um bolo assado com várias tiras de tecido com as pontas para fora, sendo que numa delas está amarrada uma aliança. As amigas da noiva puxam as fitas e aquela que tirar a fita com o anel será a próxima a se casar.

Atualmente algumas noivas substituem o Chá-de-Cozinha pelo Chá-de-Lingerie, para compor seu enxoval de roupas íntimas.

O Chá-de-Bar é a versão masculina do Chá-de-Cozinha, esta festa só para homens substitui a polêmica Despedida de Solteiro. Nesta reunião os amigos do noivo levam presentes para compor o bar da nova casa, como balde de gelo, abridores de garrafas, saca-rolhas, copos, coqueteleiras e bebidas.
Fontes: Guia Casar Bem e Revista Noivas.

Nenhum comentário: