domingo, 1 de maio de 2011

Maio – O Mês das Noivas

Maio é considerado o mês das noivas devido a uma tradição importada dos países do hemisfério norte, onde maio é um mês muito importante para os costumes populares. "Naquela parte do mundo, a chegada de maio é celebrada com muitas flores, em homenagem à natureza que refloresce e à primavera que por lá atinge a plenitude. Ao longo dos séculos, esses elementos foram sendo associados à celebração do amor no casamento. Essa mesma ligação com as flores e a feminilidade fez com que maio, além de mês das noivas, também fosse considerado o mês das mães e de Maria", diz o padre e teólogo Pedro Iwashita.

Porém, em países como a Inglaterra, junho é considerado o mês ideal, por tratar-se de uma tradição da Antiguidade, quando os romanos homenageavam Juno, deusa das mulheres e dos casamentos. Na América do Norte, os americanos preferem dizer "sim" em fevereiro, considerado o mês nacional dos casamentos. Por lá, vale tudo para celebrar a união perto do Dia dos Namorados, o Valentine’s Day, que é comemorado no mundo todo em 14 de fevereiro e não em 12 de junho, como no Brasil.

Celebrando o Mês das Noivas

Em Maio de 2010 o site Bol lançou um especial para comemorar o mês das noivas.


O site ofereceu um espaço especial para noivas e noivos mostrarem seus momentos de felicidade, onde os casais foram convidados a enviar fotos de seus casamentos. Foram mais de 600 participações.

Todas as fotografias são emocionantes, e algumas comovem não somente pela expressão dos noivos e pelos detalhes das cerimônias, como também pela história do casal, às vezes contada em detalhes pelos leitores que enviaram as imagens.
Seria muito legal se o site oferecesse este espaço novamente este ano, tenho certeza que várias noivinhas da blogsfera adorariam participar.

Nenhum comentário: