segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Músicas – A Trilha Sonora do Casal


Algumas músicas são registradas em nossa memória e ali permanecem por muitos e muitos anos. Elas têm o poder de nos transportar ao passado, fazendo-nos reviver momentos marcantes com a mesma intensidade emocional experimentada no dia do acontecimento. Quando o assunto em pauta é o casamento, essa constatação ganha ainda mais força.
A música tem o poder de alterar totalmente o clima de qualquer ambiente. E mesmo que a cerimônia e a festa de casamento estejam impecáveis, nada disso terá efeito se a trilha sonora não estiver adequada à ocasião. O repertório que vai embalar o enlace deve estar em harmonia com a personalidade do casal e com o estilo da festa.

Igreja
Na cerimônia religiosa é o gosto musical dos noivos que deve prevalecer, sendo que músicas clássicas costumam predominar nestas ocasiões.
As tradicionais “Marcha Nupcial” e “Pompa e Circunstância” (composta especialmente para o casamento de Lady Diana), mesmo com o passar do tempo continuam no topo das mais pedidas para a entrada triunfal da noiva.
Segundo especialistas, os temas musicais para a celebração na Igreja devem seguir os seguintes ritmos:
- Entrada do noivo: Música vibrante.
- Cortejo dos padrinhos: Música suave.
- Entrada das daminhas e pajens: Temas lúdicos, atualmente são muito utilizados os temas de desenhos da Disney, como “Alladin” e “A Bela e a Fera”.
- Entrada da noiva: Melodia emocionante e de grande impacto, a “Marcha Nupcial de Sonhos de uma Noite de Verão”, composta por Mendhelsson, é muito executada devido sua grandiosidade.
- Benção das alianças: Fundo musical calmo e intimista, geralmente executa-se a “Ave Maria”.
- Cumprimento dos padrinhos: Melodias alegres e emocionantes.
- Saída dos noivos: Música alegre e vibrante.

Recepção
A animação da festa fica garantida com a presença de Bandas ou DJs embalando os convidados. O repertório deve ser selecionado antecipadamente pelos noivos junto com os profissionais contratados. A seleção deve privilegiar vários ritmos, já que haverá convidados com idades e gostos variados, porém a trilha deve ser baseada no gosto dos noivos, os donos da festa.
Sucessos dos anos 60, 70 e 80, além de hits atuais não podem faltar no roteiro. Músicas românticas, que foram marcantes para os noivos, costumam ser usadas na Retrospectiva e em momentos formais como o brinde ao casal e o corte do bolo.
Para aumentar o agito, vale distribuir alguns acessórios aos convidados como perucas coloridas, óculos e máscaras.
Porém o mais importante é que o casal de noivos se contagie com o clima de alegria e possa curtir cada momento desse dia inesquecível.
Fontes: Estilo Noivas e Guia Casar Bem.


Nenhum comentário: