sábado, 15 de agosto de 2009

Traje do Noivo – A Elegância do Protagonista

O noivo é o primeiro a chegar, sempre ansioso e inquieto, anda de um lado para o outro, à espera da amada. Deve estar tão elegante e bem cuidado quanto a noiva, pois é considerado o “cartão de visitas” da cerimônia.
As opções de trajes masculinos são variadas, mas dependem basicamente de três fatores: o tipo físico do noivo, a local e o horário do enlace.
E vale a pena investir nos detalhes. A camisa, por exemplo, embora fique escondida sob o paletó, jaquetão ou túnica, está justamente na altura do olhar dos convidados. O sapato também precisa ser novo, bem lustrado e de acordo com o conjunto, sendo que é importante atentar para o solado que poderá ser notado no momento em que o casal fica ajoelhado perante o padre. Com relação aos acessórios, deve-se usar no máximo um relógio.

Smoking: É sem dúvida, o mais imponente dos trajes masculinos, adequado para ocasiões bem formais e no período noturno. Passou por sucessivas transformações ao longo do tempo até chegar a composição atual: paletó e calça pretos, golas arredondadas ou com lapelas pontudas, e acabamento em cetim preto.

Túnica: O paletó longo, indo até o joelho ao terminando um palmo acima dele, é um traje indicado para noivos com mais de 1,85 metro de altura. Em tons escuros, como preto, cinza, risca de giz ou azul marinho, as túnicas são ideais para casamentos noturnos. Em geral a gola é abotoada no pescoço, mas há modelos que possuem a gola um pouco mais aberta. Tradicionais, as túnicas estiveram no guarda-roupa do homem deste a Antiguidade até a Idade Média, sendo que provavelmente deram origem aos ternos.

Ternos: Nas cerimônias conduzidas em um sítio ou salão com a presença de familiares e amigos mais próximos, o simples terno é o bastante para trocas as alianças em grande estilo. A gravata com nó maior, tipo italiano ou charutinho e em tons fortes como azul, abóbora, rosa ou vermelho, sobressai junto a camisa social sempre em cor clara, o que confere modernidade e elegância ao traje.
Fontes: Flash Noivas e Revista Noivas.

Nenhum comentário: