segunda-feira, 29 de abril de 2013

29 de Abril - Dia Internacional da Dança

No dia 29 de Abril é comemorado o "Dia Internacional da Dança" ou "Dia Mundial da Dança", A data foi instituída em 1982, pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).


A UNESCO escolheu o dia 29 de Abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), bailarino que se destacou na história da dança por ter escrito um conjunto de cartas sobre o Ballet de sua época chamado "Letters sur la Danse", ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra, sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, simplificação na execução dos passos e sutileza nos movimentos.

Por coincidência, no Brasil, a data esta associada ao aniversário da bailarina Marika Gidali, que com o bailarino Décio Otero, fundou em 1971 o Ballet Stagium na cidade de São Paulo, inaugurando no país uma nova maneira de fazer e apreciar dança.

Desconhecida para muita gente, a data começou a ser realmente lembrada no Brasil nos últimos anos. Cada vez mais artistas e profissionais da área reconhecem que é importante celebrar a data para dar maior visibilidade à dança, relembrar de sua importância e de suas demandas, e inclusive, incentivar os governos de todo o mundo a fornecerem melhores políticas públicas voltadas à arte da Dança.

E para comemorar a data em grande estilo vou compartilhar com vocês o vídeo de um de meus Pas de Deux favoritos.

Inspirado no romance do escritor Alexandre Dumas Filho, coreografado por John Neumeier e belamente apresentado por Aurèlie Dupont e Manuel Legris para o Ópera de Paris, o Pas de Deux Negro de "A Dama das Camélias" demonstra com movimentos toda a intensidade da relação conflituosa entre Marguerite e Armand.

Pas de Deux Negro, "A Dama das Camélias", de John Neumeier.
Aurelié Dupont e Manuel Legris, Ópera de Paris.


P.S.: Este posta é dedicado especialmente a minha amiga bailarina Cássia do site "Dos Passos da Bailarina", como forma de agradecê-la por toda sua dedicação a esta arte que eu amo tanto.

Um comentário:

Cássia disse...

Nossa, Carol, fiquei sem palavras. Muito obrigada, querida amiga bailarina. =]

Imenso beijo.