sábado, 11 de julho de 2009

Curiosidades sobre o Casamento – É hora de Festejar


O caminho do altar é o princípio da vida a dois, é a constituição de uma nova família, é a realização do sonho se concretizando.
Desde a antiguidade, a cerimônia de casamento é fartamente festejada e provoca grande expectativa em todas as pessoas envolvidas, desde o casal de noivos até os parentes e amigos convidados.
Mesmo com a modernização ocorrida nos últimos tempos, o ritual do casamento mantém o sonho inalterado, respeitando e seguindo na íntegra suas lendas e tradições.

Cerimônia
A cerimônia de casamento religiosa nasceu na Roma Antiga, de onde também veio o ritual da noiva vestir-se de forma especial para a celebração.
O primeiro casamento civil que se tem notícia aconteceu na Inglaterra em 1650.

Posição dos noivos no altar
O motivo da noiva ficar sempre do lado esquerdo do seu noivo tem sua origem entre os anglo-saxões. Temendo um ataque de dragões e outras ameaças, o noivo mantinha o braço direito sempre livre para poder sacar sua espada e proteger a amada.

Padrinhos
Na antiguidade era comum raptores rondarem o local das cerimônias de casamento e um guerreiro era escolhido para proteger a noiva dos bandidos. Com o tempo, os guerreiros foram sendo substituídos pelos padrinhos.

Flor na lapela
O boutonnière dá um toque todo especial ao traje masculino. A palavra francesa indica uma única flor presa à lapela dos homens que se destacam na cerimônia religiosa, ou seja, o noivo, os pais e os padrinhos. Em geral, escolhe-se um tipo para todos, porém o noivo pode ganhar destaque usando uma flor diferente, que pode até ser a mesma do buquê da noiva.

Chuva de arroz
A tradição de jogar arroz sobre os noivos surgiu na China Antiga, há mais de dois mil anos antes de Cristo, pois os orientais acreditavam que o grão era sinônimo de fartura. Segundo a lenda, um poderoso Mandarim quis dar prova de vida farta, e fez com que o casamento de sua filha se realizasse sob uma “chuva” de arroz.
Fontes: Flash Noivas e Guia Casar Bem.


Nenhum comentário: