sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Preparação para a Amamentação

Uma das maiores preocupações de toda grávida é como cuidar dos seios e deixá-los prontos para amamentar. Por causa disso, durante toda a gestação, as mulheres são bombardeadas com conselhos e dicas de familiares e amigas, e acabam ficando perdidas diante de tantos palpites.

Para ajudar as futuras mamães neste momento tão emocionante e importante os sites Bebê.com e BabyCenter apresentam ótimas dicas.


1. Tipo de mamilo
Nem todos os bicos dos seios são iguais. Alguns são invertidos ou planos e necessitam de manobras específicas, vale a pena a gestante usar conchas de plástico, vendidas em farmácias e lojas de artigos para bebê, para tentar ir formando o bico do seio. O ideal é conversar com o médico para saber como proceder e sanar todas as dúvidas.

2. Banho de Sol
A futura mamãe deve encontrar um lugar reservado em casa, tirar o sutiã e colocar os seios para tomar sol, sempre usando filtro solar. Os médicos indicam que as gestantes exponham os mamilos durante dez minutos por dia. Mas deve-se ficar atenta para não causar queimaduras e lembrar-se de que o horário ideal é entre 8h e 10h da manhã ou entre 15h e 16h da tarde.

3. Bucha vegetal
No geral, não é aconselhável que as mulheres esfreguem buchas nos seios porque muitas exageram e causam fissuras. Assim, o que era para ajudar a deixar a pele mais resistente acaba machucando uma região tão sensível. No entanto, alguns obstetras aconselham o uso, por isso o melhor é conversar com o ginecologista e saber o que é mais recomendado para cada caso.

4. Creme hidratante
Como a ideia é deixar a pele mais resistente e não hidratada, não é aconselhável usar essas loções. Quem quiser hidratar as mamas, deve deixar pelo menos os mamilos sem creme.

5. Exercícios de puxar o bico do seio
Os exercícios de puxar o bico do seio se mostraram ineficazes com o passar do tempo. Mas a futura mamãe pode ficar tranquila porque existirá um estímulo natural a partir do nascimento do bebê para a formação do bico do seio.

6. Sutiã ideal
Como as mamas estão crescendo e se tornam mais pesadas, a gestante deve usar um sutiã com alças largas e que sustente o peso. Não existe um sutiã ideal. O importante é o conforto da mulher.

7. O que é preciso comprar com antecedência, para amamentar?
Na verdade, para dar de mamar a um bebê não precisa de nada além dos seios, porém os acessórios abaixo podem facilitar a vida da futura mamãe:
- Absorventes para seios: Colocados dentro do sutiã, esses absorventes ajudam a manter as roupas secas e sem manchas entre as mamadas, porque os seios podem vazar. Existem os descartáveis e os laváveis.
- Concha para seios: Também dentro do sutiã, ajudam a formar o bico e a manter os mamilos arejados, se eles estiverem rachados. Há modelos que recolhem o leite que vaza num seio enquanto o bebê mama no outro.
- Pomada contra rachaduras nos mamilos: Existem pomadas, como a de lanolina pura, que podem ser aplicadas nos mamilos para ajudar na cicatrização se eles estiverem rachados. Como este medicamento rende bastante a compra de um tubinho bem pequeno é suficiente.
- Sutiãs de amamentação (2, para começar): Como a gravidez muda o tamanho e o formato dos seios, vale a pena comprar os sutiãs de amamentação mais no finalzinho e conferir se não precisarão ser trocados para servir melhor. É importante lembrar que, cheio de leite, o peito pode aumentar ainda mais.
- Almofada de amamentação: Em formato de meia lua, ela ajuda a posicionar o bebê no comecinho. Mas não é essencial. Um travesseiro ou vários travesseirinhos pequenos podem fazer o mesmo papel.
- Poltrona de amamentação: Também não é absolutamente essencial, a gestante deve verificar se em sua casa há um lugar confortável e prático para amamentar, mas deve considerar que irá passar umas boas horas por dia dando de mamar ao bebê, e é importante ficar confortável.

8. E depois que o bebê nascer
Depois que a criança nasce, a mãe deve tomar alguns cuidados ao amamentar:
- Quando o bebê está mamando, a boca forma uma ventosa e para tirá-lo é necessário deixar que entre um pouco de ar. A mamãe pode deslocar a mama para o lado para desencaixar os lábios do pequeno, ou pode colocar o dedo na boca do bebê ou também fazer um pouco de cócegas no pezinho para que a criança solte o peito.
- Depois da mamada, a mãe pode usar o próprio leite como hidratante, espalhando-o sobre o mamilo. Além disso, é possível fazer compressas com casca de mamão, de banana ou chá de camomila, que são igualmente hidratantes. Por fim, deve-se lembrar de não deixar a mamada ultrapassar 40 minutos em cada peito e não deixar o bebê usar o seio como uma chupeta, para o mamilo não ficar úmido por tempo demais.



Um comentário:

AGUEDA PRADA disse...

Nossa adorei
eu penso muito sobre a hora da amamentação sabe
já conversei mto com o meu medico
ele já me passou a partir do 3 mês
para usar a concha de formação do bico.
bjaooo kerida
e boa semana