domingo, 11 de agosto de 2013

Gravidez: Semanas x Meses

O site BabyCenter ensina diretinho como a futura mamãe deve contar a gestação em semanas e em meses.


Para os médicos, a gravidez dura 40 semanas, contadas a partir do primeiro dia da última menstruação. Isso porque não dá para saber exatamente que dia aconteceu o encontro entre o óvulo e o espermatozoide. Como a ovulação acontece mais ou menos duas semanas depois do começo da menstruação, na prática a gravidez dura 38 semanas a partir do dia em que o bebê foi gerado.

Sendo assim, na contagem padrão estabelecida, a gravidez começa a ser contada antes mesmo de a mulher engravidar.

Quando a mulher tem ciclos muito irregulares, às vezes não é possível estabelecer a data da última menstruação, nesse caso, a solução é fazer um ultrassom, pois no exame é possível medir o tamanho do embrião (ou do saco gestacional), e essas medidas darão uma boa ideia ao médico de há quanto tempo a gravidez começou.

É importante salientar que as medidas da ultrassonografia são mais precisas quanto mais cedo o exame for feito. Nas primeiras semanas (até a 12ª), todos os bebês têm tamanhos muito parecidos entre si. Com o ultrassom, o médico dará a futura mamãe uma data prevista para o parto.

Depois disso, a cada novo ultrassom que a gestante fizer, pode aparecer uma data diferente prevista para o parto. A partir de 13 semanas, as diferenças genéticas fazem com que os bebês cresçam em ritmos diferentes. É por isso que uns nascem com 4 kg e outros com 2,5 kg, com o mesmo número de semanas (e perfeitamente normais).

Também para facilitar, os médicos dividem a gravidez em três trimestres, que têm características diferentes entre si. Como a contagem é em semanas, e não em meses, a divisão fica assim:

- Primeiro trimestre: Até o fim da 12ª semana de gravidez. É a fase do começo da gestação, do sono, dos enjoos...

- Segundo trimestre: Do início da 13ª semana até o fim da 28ª. Uma fase que costuma ser ótima, boa para fazer compras, investir na vida sexual e até viajar.

- Terceiro trimestre: A partir da 29ª semana de gravidez. É quando a mulher fica mais inchada e pesada.

A data prevista para o parto (DPP) é o dia em que se completam as 40 semanas. Mas, a partir de 37 semanas completas, o bebê já não será mais considerado prematuro, se nascer. Dificilmente terá problemas, porque já estará formado, apenas acumulando gordura para ficar mais forte.

Os bebês não marcam hora para nascer, por isso a partir das 37 semanas a gestante deve ficar de prontidão para ver se tem sinais de trabalho de parto. O problema é que a espera pode ser longa: alguns bebês só resolvem nascer depois das 40 semanas.

Os médicos no Brasil não costumam esperar muito até depois de 41 semanas completas, e dão um jeito de fazer logo o parto. Mas em muitos países é considerado normal a gestação durar até 42 semanas.


5 comentários:

Gessica Morais (Kinha) disse...

Muito legal esssas dicas!

;)

Beijo e ótima semaninha!

Maitê disse...

Oi querida !!!

Olha, eu não sei se é o mesmo produto.

Este que estou usando não é sabonete líquido. É para ser colocado na água da banheira, mas não faz nem espuma.

Eu cheguei a procurar aqui em Brasília, mas não encontrei. Aí comecei a procurar em blogs a informação e em todos dizia que não vendia no Brasil. Encontrei apenas em umas lojas de bebê virtuais por preços que me fizeram pedir para uma pessoa trazer para mim (rs............).

Beijinhs

Lu Garrido disse...

Obrigada pela visitinha lá no blog. E que delicinha essa barriga de grávida, né!? Deu até saudades da minha...

Beijos e prazer conhecê-la

Lu Garrido
http://lugarridoalgodoesdoces.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Que Deus abençõe esse lindo bebê beijos
http://www.receitasdebelezaverde.com.br

Unknown disse...

Adorei essa tabela e as dicas ;) vou copiar
Beijooo