segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Caderno de Receitas - Pipoca Doce Caramelizada

Receita de Pipoca Doce Caramelizada


Ingredientes:

- 4 colheres de milho para pipoca
- 4 colheres de óleo
- 4 colheres de água
- 4 colheres de açúcar
- 1 colher de achocolatado em pó (opcional)

Preparo:

Misture tudo em uma panela e leve ao fogo médio mexendo de vez em quando, as pipocas demoram bastante para começar a estourar.
Quando as pipocas começarem a estourar tampe a panela e a sacuda de vez em quando para não grudar no fundo. Quando os estouros forem cessando significa que está pronto.
Coloque em uma travessa e espere esfriar um pouco, mexa com uma colher para desgrudar as pipocas e está pronto para servir.

DICA: Para fazer o caramelo de chocolate basta acrescentar uma colher de achocolatado... fica delicioso.

Fonte: Receita elaborada a partir de dicas das receitas do site Tudo Gostoso.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Caderno de Receitas - Torta de Pão de Forma com Recheio de Atum

Receita de Torta de Pão de Forma com Recheio de Atum


Ingredientes:

- 12 Fatias de Pão de Forma sem casca
- 01 Lata de Atum ralado
- 01 Tomate picado em cubos
- 01 Lata de Creme de Leite
- 03 Ovos
- Fatias de Queijo Mozarela
- Queijo Parmesão ralado
- Temperos secos: Sal, Ervas Finas, Manjericão, Orégano, etc...

Preparo:

Bata os ovos e misture o creme de leite com os temperos de sua preferência até formar um creme homogêneo.
Misture o atum ralado (retirando o óleo) com o tomate picado em cubos  e tempere à gosto
Num refratário, espalhe uma fina camada de creme, faça uma camada de fatias de pão de forma, cubra com uma camada de fatias de queijo mozarela e coloque todo o recheio de atum com tomates, cubra novamente com fatias de queijo mozarela e complete com uma camada de fatias de pão. Com a torta montada despeje todo o creme, que será absorvido pelo pão e dará umidade à torta. Finalize com queijo parmesão ralado.
Asse em forno pré-aquecido, por 30 minutos em temperatura de 180° - 200°, até dourar a massa e gratinar o queijo parmesão. 
Sirva quente... mas fica deliciosa geladinha no dia seguinte... hehehe.

Dica: Para fazer a Torta de Pão de Forma com Recheio de Presunto e Queijo, basta substituir o atum por camadas de presunto, queijo e tomate picado, lembrando de umidificar todas as camadas de pão de forma com o creme (o atum e o tomate soltam água, portanto umedecem naturalmente a primeira camada de pão de forma durante o cozimento).

Dica Light: É possível substituir alguns ingredientes por suas versões light (como o pão de forma integral e o creme de leite light) para deixar a receita mais leve.

Fonte: Receita elaborada a partir de dicas das receitas do site Tudo Gostoso.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Maternando - Todos Contra a Dengue

Recentemente a Equipe de Combate à Dengue da Prefeitura de Limeira, interior de São Paulo, visitou nosso bairro, foram realizadas no mínimo quatro vistorias e duas nebulizações somente este ano. Isso mostra a gravidade da epidemia que enfrentamos na cidade e a preocupação dos órgãos públicos (mesmo que tardia) com a saúde da população. Aqui em casa está tudo em ordem, não usamos pratinho nos vasos para não acumular água e trocamos de dois em dois dia a água do #GrootJr (nossa muda de alho poro de estimação, ele é o júnior porque o #Groot1 faleceu quando foi plantado na terra... #RIPGroot).

Também recentemente recebemos a notícia de que a pequena Bia da @papomaterno foi diagnosticada com dengue e chegou a ficar alguns dias internada. Graças a Deus, a bebê de pouco mais de 1 ano melhorou rapidamente sob os cuidados amorosos da mamãe Luma e voltou a fazer folia conosco poucos dias depois.

Estas duas situações nos alertaram sobre a importância da conscientização sobre a doença, afinal ela pode atingir qualquer um (bebês, crianças, adultos e idosos) e a melhor forma de combatê-la é cada um fazendo a sua parte (eliminando os focos de acúmulo de água, propícios para a criação do mosquito transmissor).

Se cada um mantiver sua casa e quintal limpos, livre de objetos que possam acumular água como latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros, o mosquito não poderá proliferar e a doença será prevenida. Lógico que o Poder Público tem que fazer a sua parte também, mantendo a cidade, os terrenos e os imóveis públicos limpos, e fazendo campanhas de conscientização e vistoria nas residências, além da nebulização em bairros já afetados.

Outra coisa importante é saber reconhecer os sintomas: febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, perda de apetite e paladar, manchas e erupções na pele (pintas vermelhas na pele), dor nos ossos e articulações, náuseas e vômitos, tontura, extremo cansaço e moleza no corpo. Quem tiver dois ou mais destes sintomas deve procurar ajuda médica imediatamente, quanto mais rápido o diagnóstico, mais rápida a recuperação do paciente.

Para quem não se lembra, o marido Ricardo teve dengue em 2013, quando eu estava grávida de três meses do polaco e foi bem complicado. Ele teve muita dor de cabeça e coceira pelo corpo, que foi tomado por manchas vermelhas. Foram 7 dias trancado dentro de casa usando roupas de manga longa e calças compridas (sorte que estava frio na época) para não correr o risco de transmitir a doença para mim, caso algum mosquito nos picasse. Agora, logicamente, nossa preocupação é com o polaco, por isso fazemos a nossa parte durante o ano todo, mantendo o quintal sempre limpo e livre de água parada.

Enfim, resolvi escrever este post de utilidade pública sobre a Dengue, porque se começarmos a prevenção agora teremos uma diminuição significativa nos casos da doença no verão, então... #ficaadica.

#TodosContraDengue