quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Festa de 1 Ano – Buffet Infantil x Casa



Decoração by @andreaguima5


Quando começamos a pensar na festa de aniversário dos pequenos uma dúvida corriqueira sempre nos vem à cabeça: fazer a festa em buffet infantil ou em casa mesmo?

Bem, existem buffets para todos os gostos – e bolsos. E aquela ideia de “vamos fazer em casa para economizar” acaba ficando para trás, porque colocando na balança, não vemos muita diferença (dependendo do tipo do buffet infantil e do tipo da festa em casa, obviamente).

O Blog Mães e Amigas traz algumas dicas sobre o assunto.

Festa em buffet infantil: 

Festa de 5 anos de Rafaella Justos, filha de Ticiane Pinheiro e Roberto Justus

A maior vantagem do buffet é que você entra e sai da festa como convidada. Sua única preocupação é dar atenção aos convidados e avisar a gerente da festa caso algo não esteja indo bem. E, vamos falar a verdade… nada como acabar a festa, você pegar os presentes (e as marmitinhas… hehehe) e ir para casa, que está arrumadinha, limpinha e cheirosa, exatamente como você deixou antes de sair... 

Sobre a decoração, normalmente os buffets têm parcerias com decoradores que fazem um preço bem atrativo. E, alguns deles permitem que você faça uma decoração personalizada, feita por você mesma ou por decoradores que trabalham com esse tipo de produto. 

Mas como nem tudo são flores há também os contras. Como a maioria dos buffets têm duas festas por dia aos finais de semana, não temos muitas opções de horários. Ou é no almoço, ou no jantar. Não dá para fazer no meio da tarde, por exemplo. Fora a duração da festa, que é limitada em quatro horas. No máximo, meia hora de “tolerância”.

Além disso, têm os monitores que nem sempre são dos mais animados (atire a primeira pedra quem nunca foi numa festa e o monitor estava com aquela cara de quem não queria estar ali), os comes que você não sabe se estarão com a mesma qualidade do que aquela outra festa que você foi anteriormente ou na degustação e a ideia da “festa engessada”, onde se você for 10 vezes no Buffet X ou no Y, será sempre o mesmo cronograma, tanto de comidas, como de brincadeiras, parabéns etc...

Festa feita em casa:

Festa de 3 anos de Arabella Trump, neta do bilionário Donald Trump

Ou no salão do prédio, do condomínio, em chácara. Ah, essas são aquelas que têm hora para começar, mas não para terminar. Festas onde a maioria dos convidados se sentem “em casa”  e, se não formos avisadas que o tempo já passou, esquecemos da hora de cantar os parabéns! 

E temos várias opções… fazer tudo, desde a comida até a lembrancinha ou contratar vários serviços, como buffet, brinquedos, decoração etc. Claro que assim, caímos no mesmo problema anterior: não sabermos como serão tais serviços. Mas se o risco valer a tranquilidade...

Como contras, não podemos esquecer as condições climáticas, se o local for aberto, como chácara por exemplo, temos que pensar na possibilidade de chuva. E com ela, no conforto dos convidados.

Outro ponto negativo é o desgaste, porque é tudo uma delícia, mas cansa demais! Quem já fez, sabe… precisa-se de ajuda! A mãe, a sogra, a vizinha… enfim, quanto mais pessoas ajudarem, melhor.

E temos também a falta de tempo para curtir a festa, pois como temos que ficar cuidando de tudo, não temos tempo para os convidados e acabamos não aproveitando a festa como gostaríamos.

Espero que o post possa clarear um pouco as ideias!!! Agora é a parte mais difícil: escolher!!! Boa sorte!!!