segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Festa de 1 Ano – Como Organizar o 1º Aniversário do Bebê




O primeiro aniversário de uma criança é sempre um momento de alegria, principalmente para papais e avós, que quase sempre são os responsáveis por planejar a festa dos sonhos para o pequeno. É uma empolgação totalmente justificável, afinal o primeiro ano de vida não pode passar em branco, certo?

No entanto, para evitar frustrações, é preciso ter em mente algumas coisas. O primeiro deles é que a comemoração não fará muita diferença para a criança, que, nessa idade, não entende exatamente o que está acontecendo. Além disso, o bebê pode estranhar a grande movimentação da festa e acabar não “curtindo” tanto quanto poderia. Por isso, há quem prefira organizar uma festinha apenas para parentes e amigos mais próximos.

De qualquer forma, seja qual for o tamanho do evento, o planejamento é essencial. O Especial Vida de Bebê do site Terra traz algumas dicas para ajudá-lo a organizar corretamente a festa do primeiro aniversário do seu filho. 

Número de convidados 
A definição do número de convidados é extremamente importante, pois outras decisões serão tomadas a partir dessa informação. De acordo com a quantidade de pessoas que convidar, você poderá fazer a festa em sua própria casa, por exemplo. Nessa contagem é essencial saber o número de adultos e crianças, pois esse dado poderá ajudá-lo na hora de planejar o cardápio e a recreação da festa. 

Local e horário 
Para uma festa mais íntima, apenas para amigos e parentes mais próximos (até 20 convidados), sua casa ou o salão de festas do seu condomínio pode ser o melhor local para o evento, já que haverá espaço suficiente para todos e o custo será menor.

Caso a lista de convidados tenha ficado um pouco mais longa ou se você não tem tempo para planejar o evento, contratar um bufê pode ser a melhor opção. Além do espaço físico e de toda a infraestrutura, algumas empresas oferecem a organização completa do evento, desde o convite até as lembrancinhas.

Outro ponto importante é o horário. Não esqueça que a festa é para crianças. Por isso, o ideal é iniciá-la ainda na parte da tarde, por volta das 16h. O horário de cortar o bolo e cantar “parabéns” também é importante e não deve passar muito das 20h. 

Tema e cardápio 
Nessa idade, a maioria das crianças ainda não tem discernimento para escolher o tema da sua festa. Só mais tarde é que elas começam a esclarecer suas preferências por cores, personagens de TV e artistas famosos. Sendo assim, no aniversário de 1 ano, papais e mamães têm sinal verde para tomar essa decisão.

Se ainda não “adotaram” um personagem para a criança, uma boa sugestão de tema é o circo, que permite diversificar bastante nas cores da decoração e no cardápio: pipoca, algodão-doce e cachorro-quente, entre outros itens.

Independentemente da temática escolhida, os docinhos não podem faltar. Outra dica para o cardápio é oferecer lanches com pães molinhos (pão de forma sem casca, por exemplo), água e suco de frutas. 

Recreação 
As brincadeiras e os brinquedos são essenciais nesse tipo de festa. Duas atividades que fazem sucesso entre os menores é o teatro de fantoches e a contação de histórias. Para esse tipo de recreação, você precisará de um profissional especializado e, principalmente, caracterizado. Alguns bufês oferecem salões de festa com brinquedos e monitores profissionais – uma ótima opção para festas maiores. 

Convites 
Os convites devem seguir a mesma temática da festa e o envio deve ser feito com pelo menos 15 dias de antecedência. 

Lembrancinhas e fotografia 
As lembrancinhas fazem parte de uma bela festa de aniversário infantil. Uma boa pedida é dar brinquedinhos que estimulem a criatividade da criançada: blocos de montar, massinha e kit de pintura são ótimas opções.

Registrar esse momento é essencial, afinal seu bebê possivelmente não terá lembranças desse dia tão especial. Por isso, em caso de festas maiores, não deixe de contratar um fotógrafo! Profissionais recomendados por amigas são sempre melhor do que os encontrados na internet.

Se a festa for menor, alguém da família pode ficar encarregado de registrar todos os momentos. Lembre-se de comprar ou recarregar as pilhas com antecedência. 

Fonte: http://vidadebebe.terra.com.br