domingo, 27 de setembro de 2009

Noite de Núpcias e Lua de Mel – Descanso dos Reis


Os casamentos teutiões aconteciam em noites de Lua Cheia e durante os próximos trinta dias os noivos bebiam um licor que garantiria a felicidade conjugal. Com o passar dos tempos estes dias foram substituídos por viagens, a tão esperada Lua de Mel.

Destino: Lua de Mel - Maceió
A capital nacional da Lua de Mel é também capital do estado de Alagoas, está localizada na região nordeste do país e apresenta um clima tropical quente e úmido.

Os meses mais quentes são dezembro e janeiro quando a temperatura chega aos 36°C. Nos meses de julho e agosto os termômetros registram mínima de 21°C.

Em Maceió as jangadas partem das praias urbanas e levam os turistas para as piscinas naturais formadas na até baixa, em uma viagem que dura cerca de uma hora e é um ótimo programa para quem gosta de banhar-se nas águas mornas de um mar transparente.

As principais praias são: Praia de Ponta Verde, Praia de Pajuçara, Praia dos Sete Coqueiros, Praia de Jatiúca e Praia do Pratagy, onde se encontram os melhores hotéis da cidade.

Os visitar Maceió não se pode deixar de conhecer a Praia de Maragogi, a Praia do Francês e a Praia do Gunga, que estão entre as dez mais bonitas do Brasil.
Fonte: Revista Noivas.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Chá-de-Cozinha – Celebração entre Amigas

Diz a lenda que um pobre moleiro holandês ficou apaixonado por uma rica donzela. O pai da moça não aprovou o casamento e ainda se negou a pagar as despesas do enlace. Numa atitude de compaixão e amizade, os amigos do moleiro se uniram e ofereceram ao casal alguns itens que ajudariam a mobiliar a casa. Nascia desta forma, há muitos séculos, o chá-de-cozinha.

O tradicional Chá-de-Cozinha deve ser preparado com bastante atenção, não apenas pelo fato na noiva receber presentes para a nova casa, mas porque provavelmente esta será a última reunião com as amigas em que a noiva estará solteira.


Uma das tradições mais antigas do Chá-de-Cozinha é o Bolo de Fitas, um bolo assado com várias tiras de tecido com as pontas para fora, sendo que numa delas está amarrada uma aliança. As amigas da noiva puxam as fitas e aquela que tirar a fita com o anel será a próxima a se casar.

Atualmente algumas noivas substituem o Chá-de-Cozinha pelo Chá-de-Lingerie, para compor seu enxoval de roupas íntimas.

O Chá-de-Bar é a versão masculina do Chá-de-Cozinha, esta festa só para homens substitui a polêmica Despedida de Solteiro. Nesta reunião os amigos do noivo levam presentes para compor o bar da nova casa, como balde de gelo, abridores de garrafas, saca-rolhas, copos, coqueteleiras e bebidas.
Fontes: Guia Casar Bem e Revista Noivas.

sábado, 19 de setembro de 2009

Lembrancinhas – Mimando os convidados

Lembrancinhas são uma forma simpática de agradecer a presença dos convidados no casamento. A idéia é dividir a alegria dos noivos com amigos e parentes.


Para quem busca lembrancinhas mais duráveis, as pratarias não têm concorrentes à altura, que podem ser mini castiçais, caixinhas, taças e ânforas gravadas com as iniciais dos noivos.

Dentre as mais tradicionais estão as cinco amêndoas envoltas em tule, que carregam os desejos de saúde, felicidade, riqueza, vida longa e fecundidade.


Algumas pessoas dizem que as lembranças devem durar mais que algumas mordidas, mas o fato é que o bem-casado desponta como um dos campeões na preferência nacional. O doce tipicamente brasileiro simboliza o amor entre o homem e a mulher. Composto de duas massas simétricas de pão-de-ló, recheadas com doce de leite e envoltos em açúcar de confeiteiro, os bem-casados podem ser embalados com papéis, tecidos, fitas, flores e folhas combinando com a cor da decoração da festa, o que os torna lindos e deliciosos.


Outra bela lembrança são as velas, que simbolizam boas energias e luz ao casal.

Velas da Petit Trésor.

Muito em moda atualmente estão as foto-lembranças, que são fotografias instantâneas dos convidados montadas como uma capa de revista. É uma ótima forma de eternizar o momento, pois os convidados terão uma bela foto para que se recordem da festa.
Fonte: Estilo Noivas e http://delas.ig.com.br/noivas/.


terça-feira, 15 de setembro de 2009

Etiqueta – Fuja do Mico

Algumas regras básicas, que cabem em diversos tipos de casamento, são sugeridas aos convidados para que não se destaquem dos demais ou para evitar que estejam vestidos de forma inapropriada para a ocasião. Afinal, o destaque da festa são os noivos.

R.S.V.P.
R.S.V.P. é a sigla da expressão francesa Respondéz Síl Vous Plait que pode ser traduzida como Responda Por Favor. Em geral, aparece nos convites ou em um cartão anexo, seguida de um número de telefone e de um prazo para que o convidado confirme a sua presença e de seus acompanhantes na festa.
A confirmação é necessária, pois os noivos dependem do número exato de convidados para montar a lista para o buffet.

Presentes
O convidado deve perguntar onde os noivos deixaram a lista de presente e comprar algo que esteja nela, mas que caiba em seu no orçamento. A lista de presentes dá ao convidado a certeza de que está presenteando o casal com alguma coisa que eles realmente precisam.

Trajes
O traje dos convidados deverá ser adequado ao horário e ao estilo do casamento.
Vestido todo branco é exclusividade da noiva, não fica bem para convidadas, ainda que não sejam madrinhas. As mulheres devem usar sempre algo feminino e apropriado, sendo que o vestido continua sendo a melhor opção, porém roupas muito sexys ou desportivas não são adequados para casamentos.

Crianças
Deve-se evitar levar crianças ao casamento, principalmente se forem muito pequenas.

Horário
Os convidados devem respeitar o horário marcado no convite e deve comparecer à cerimônia religiosa. É deselegante ir direto para a festa, passa a impressão de interesse apenas no evento social.
Fonte: Revista Noivas.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Bolo dos Noivos – Doce Espetáculo

O hábito de oferecer o Bolo dos Noivos teve origem na Grécia Antiga, onde biscoitos de mel e gergelim eram oferecidos aos convidados.

O bolo de casamento ocupa um lugar de destaque em qualquer cerimônia, desde as mais simples até as mais sofisticadas. Especialistas em guloseimas atualmente produzem verdadeiras obras de arte que enchem os olhos e despertam os paladares de todos.

Para encantar os convidados e criar um momento de pleno deleite, existem vários itens que podem ser usados para decorar os bolos de casamento, como arranjos com flores naturais e artificiais, frutas e coberturas, além do tradicional casal de noivinhos de biscuit.


Noivinhos
Os noivinhos sobre o bolo são quase tão esperados quanto o próprio bolo, dependendo da criatividade do casal podem representar os noivos em suas profissões ou seus gostos pessoais, criando situações descontraídas e engraçadas.
Fontes: Guia Casar Bem e Revista Noivas.



domingo, 6 de setembro de 2009

Recepção – Comemorando a União

O estilo da recepção de um casamento é determinado pelo o horário de sua realização.

Café: Adequado para cerimônias realizadas pela manhã. Pode ser constituído de leite, chocolate, café, suco de frutas, presunto, queijo, geléias e diversas qualidades de pães e biscoitos.

Almoço: Ideal para cerimônias realizadas entre 11 e 14 horas, constituído por massas ou ovos, carne com batatas e arroz, saladas, sobremesas e frutas. Neste tipo de almoço deve-se servir um único tipo de vinho tinto médio.

Coquetel: É constituído de vários tipos de salgadinhos, que podem ser servidos antes do almoço ou jantar, ou ainda no salão da própria igreja durante os cumprimentos.

Coquetel com pratos quentes: São servidos salgadinhos diversos, seguidos por um prato quente, sendo que a escolha deverá atender ao fato de se comer sem faca, pois os convidados permanecem em pé.

Coquetel Buffet: O prato é servido sobre um buffet, equipado com réchaud, onde os convidados se servem à vontade, com ou sem ajuda de garçons.

Jantar: Os convidados estarão devidamente sentados, sendo servidos por garçons ou no estilo self service. Em geral, é servido entre 22 e 23 horas, precedido ou não por um coquetel. O cardápio fica a escolha dos anfitriões e deve conter: entrada, prato principal e sobremesa.
Fontes: Guia Casar Bem e Revista Noivas.