segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Músicas – A Trilha Sonora do Casal


Algumas músicas são registradas em nossa memória e ali permanecem por muitos e muitos anos. Elas têm o poder de nos transportar ao passado, fazendo-nos reviver momentos marcantes com a mesma intensidade emocional experimentada no dia do acontecimento. Quando o assunto em pauta é o casamento, essa constatação ganha ainda mais força.
A música tem o poder de alterar totalmente o clima de qualquer ambiente. E mesmo que a cerimônia e a festa de casamento estejam impecáveis, nada disso terá efeito se a trilha sonora não estiver adequada à ocasião. O repertório que vai embalar o enlace deve estar em harmonia com a personalidade do casal e com o estilo da festa.

Igreja
Na cerimônia religiosa é o gosto musical dos noivos que deve prevalecer, sendo que músicas clássicas costumam predominar nestas ocasiões.
As tradicionais “Marcha Nupcial” e “Pompa e Circunstância” (composta especialmente para o casamento de Lady Diana), mesmo com o passar do tempo continuam no topo das mais pedidas para a entrada triunfal da noiva.
Segundo especialistas, os temas musicais para a celebração na Igreja devem seguir os seguintes ritmos:
- Entrada do noivo: Música vibrante.
- Cortejo dos padrinhos: Música suave.
- Entrada das daminhas e pajens: Temas lúdicos, atualmente são muito utilizados os temas de desenhos da Disney, como “Alladin” e “A Bela e a Fera”.
- Entrada da noiva: Melodia emocionante e de grande impacto, a “Marcha Nupcial de Sonhos de uma Noite de Verão”, composta por Mendhelsson, é muito executada devido sua grandiosidade.
- Benção das alianças: Fundo musical calmo e intimista, geralmente executa-se a “Ave Maria”.
- Cumprimento dos padrinhos: Melodias alegres e emocionantes.
- Saída dos noivos: Música alegre e vibrante.

Recepção
A animação da festa fica garantida com a presença de Bandas ou DJs embalando os convidados. O repertório deve ser selecionado antecipadamente pelos noivos junto com os profissionais contratados. A seleção deve privilegiar vários ritmos, já que haverá convidados com idades e gostos variados, porém a trilha deve ser baseada no gosto dos noivos, os donos da festa.
Sucessos dos anos 60, 70 e 80, além de hits atuais não podem faltar no roteiro. Músicas românticas, que foram marcantes para os noivos, costumam ser usadas na Retrospectiva e em momentos formais como o brinde ao casal e o corte do bolo.
Para aumentar o agito, vale distribuir alguns acessórios aos convidados como perucas coloridas, óculos e máscaras.
Porém o mais importante é que o casal de noivos se contagie com o clima de alegria e possa curtir cada momento desse dia inesquecível.
Fontes: Estilo Noivas e Guia Casar Bem.


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Fotografia e Filmagem – Eternizando Bons Momentos

É impossível pensar em uma cerimônia de casamento sem as lágrimas da noiva emocionada entrando na igreja, sem a imagem do noivo ansioso à espera da amada e sem a presença dos convidados emocionados e curiosos. O álbum e o vídeo de um casamento guardam todo o esplendor e a magia da data e as mais profundas emoções do casal.

Não importa a grandeza do evento, até mesmo um casamento realizado da forma mais simples merece ser registrado em fotos e filmagens, pois depois de algum tempo os noivos poderão reviver esse momento único de suas vidas.
Fontes: Noiva Linda e Revista Noivas.


domingo, 23 de agosto de 2009

Cerimonial – Organização e tranqüilidade


O cerimonial acompanha todo o ritual do casamento, organizando os padrinhos, daminhas e pajens, conferindo os detalhes da arrumação da igreja e do salão, recebendo os convidados e tudo o que contribui para fazer um evento perfeito, possibilitando aos noivos aproveitar o casamento sem se desgastar. 
 
O cerimonial geralmente é responsável pela confirmação de presença dos convidados.
Fonte: Revista Noivas.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Buquê – Flores de Bom Presságio


As decorações de casamento têm o poder de transformar um local, de simples a encantador. Deve seguir o estilo do casamento e o tamanho do local onde serão realizadas a cerimônia e a festa.
Os antigos romanos tinham o costume de atirar flores no trajeto da futura esposa acreditando que as pétalas fariam a noiva ter sorte e dar carinho ao marido.
O Buquê surgiu na Grécia antiga, simbolizando a proteção contra a inveja alheia. Os primeiros, sem grandes pretensões estéticas, eram feitos com ervas e temperos, alguns tinham aromas acentuados como os que continham alho para espantar os maus espíritos. Com o passar do tempo, para apresentar um visual mais atraente foram inseridas as flores.
É comum a noiva ter dois buquês para poder jogar um para as convidadas solteiras, o que foi abençoado na cerimônia religiosa deve ser guardado.
O buquê não deve combinar com o restante da decoração, deve combinar apenas com o estilo do vestido da noiva. Suas flores devem ser diferentes das utilizadas no restante da decoração, para que não pareça que foi pego um “restinho” da decoração para produzir o buquê.

Simbologia das flores:
Acácia Amarela - Amor secreto
Acácia Branca ou Rosa - Constância ou elegância
Alecrim Desfolhado - Ciúme
Alecrim Seco - Saudade
Alecrim Verde - Firmeza
Amor Perfeito - Meditação e reflexão
Arruda - Revela pessoas
Avenca - Chamar
Azaléia Branca - Romance
Azaléia Rosa - Amor à Natureza
Botão de Cravo Rosa - União
Botão de Rosa Branca - Casamento
Camélia Branca - Beleza perfeita
Camélia Rosa - Grandeza da alma
Camélia Vermelha - Reconhecimento
Copo-de-leite - Reconciliação
Cravo Amarelo - Desprezo
Cravo Branco - Inclinação
Cravo Branco Rajado - Suspiro
Cravo Rosa - Fidelidade
Cravo Vermelho - Amor vivo e intenso
Crisântemo Amarelo - Amor frágil
Crisântemo Branco - Verdade
Crisântemo Vermelho - Declaração de amor
Dália Amarela - União recíproca
Dália Rosa – Delicadeza
Dália Vermelha - Olhos abrasadores
Flor de Laranjeira - Fertilidade e alegria ao casal
Folha de Cipreste - Separação forçada
Folha de Louro - Premiar
Folha de Rosa Branca - Não
Folha de Rosa Rubra - Sim
Hera - Fidelidade
Hortênsias - Indiferença e frieza
Jasmim Miúdo - Paixão
Lírio Branco - Ardor
Lírio Roxo - Confiança
Magnólia - Amor à natureza ou simpatia
Margarida - Inocência e virgindade
Miosótis - Amor sincero ou fidelidade
Narciso - Egoísmo, introversão e vaidade
Orquídea - Beleza, luxúria e perfeição
Papoula - Fertilidade, sonho ou ressurreição
Rosa Amarela - Felicidade e amizade
Rosa Branca - Pureza e paz
Rosa Chá - Respeito e admiração
Rosa Champanhe - Admiração e reverência
Rosa Cor-de-rosa - Amizade e carinho
Rosa Dobrada - Esplendor
Rosa Laranja - Fascínio e encanto
Rosa Vermelha - Amor e paixão
Rosa-de-Jericó - Graças
Sempre-Viva - Amor eterno
Tulipa Amarela - Amor sem esperança
Tulipa Vermelha - Declaração de amor
Violeta - Lealdade e modéstia
Fontes: Flash Noiva, Guia Casar Bem, Noivas Limeira e Revista Noivas.


sábado, 15 de agosto de 2009

Traje do Noivo – A Elegância do Protagonista

O noivo é o primeiro a chegar, sempre ansioso e inquieto, anda de um lado para o outro, à espera da amada. Deve estar tão elegante e bem cuidado quanto a noiva, pois é considerado o “cartão de visitas” da cerimônia.
As opções de trajes masculinos são variadas, mas dependem basicamente de três fatores: o tipo físico do noivo, a local e o horário do enlace.
E vale a pena investir nos detalhes. A camisa, por exemplo, embora fique escondida sob o paletó, jaquetão ou túnica, está justamente na altura do olhar dos convidados. O sapato também precisa ser novo, bem lustrado e de acordo com o conjunto, sendo que é importante atentar para o solado que poderá ser notado no momento em que o casal fica ajoelhado perante o padre. Com relação aos acessórios, deve-se usar no máximo um relógio.

Smoking: É sem dúvida, o mais imponente dos trajes masculinos, adequado para ocasiões bem formais e no período noturno. Passou por sucessivas transformações ao longo do tempo até chegar a composição atual: paletó e calça pretos, golas arredondadas ou com lapelas pontudas, e acabamento em cetim preto.

Túnica: O paletó longo, indo até o joelho ao terminando um palmo acima dele, é um traje indicado para noivos com mais de 1,85 metro de altura. Em tons escuros, como preto, cinza, risca de giz ou azul marinho, as túnicas são ideais para casamentos noturnos. Em geral a gola é abotoada no pescoço, mas há modelos que possuem a gola um pouco mais aberta. Tradicionais, as túnicas estiveram no guarda-roupa do homem deste a Antiguidade até a Idade Média, sendo que provavelmente deram origem aos ternos.

Ternos: Nas cerimônias conduzidas em um sítio ou salão com a presença de familiares e amigos mais próximos, o simples terno é o bastante para trocas as alianças em grande estilo. A gravata com nó maior, tipo italiano ou charutinho e em tons fortes como azul, abóbora, rosa ou vermelho, sobressai junto a camisa social sempre em cor clara, o que confere modernidade e elegância ao traje.
Fontes: Flash Noivas e Revista Noivas.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Vestido de Noiva – Objeto de Desejo


Objeto de desejo de quase todas as mulheres, o vestido de noiva é a escolha principal para a concretização do sonho de um casamento de conto de fadas.
O vestido branco para o casamento, que foi adotado no mundo todo, veio da Inglaterra através da Rainha Vitória em sua união com o primo, príncipe Albert, no século XIX. Dizem que foi a rainha quem pediu a mão dele, porque naquela época não era permitido fazer um pedido desses a uma alteza, então ela não teve alternativa a não ser pedi-lo em casamento.
O véu da noiva é uma versão atual do longo véu alaranjado com que as noivas se cobriam nas cerimônias nupciais gregas e romanas. O véu curto (até a cintura) é usado em cerimônias diurnas realizadas em jardins ou chácaras. O véu longo combina com cerimônias formais, usados mais a noite podem medir de 2,5 a 5 metros.
De todos os acessórios, o mais importante do vestuário da noiva é a grinalda, um adorno que emoldura o rosto dando brilho a noiva, e que pode ter formato de coroa ou de tiara.
Uma engraçada tradição baiana afirma que ter o nome escrito na barra do vestido de noiva de uma amiga atrai casamento

Tipos de noivas
Há uma grande variedade para todas as escolhas feitas na organização de um casamento, que depende do estilo de vida e da personalidade de cada noiva. São nos detalhes da decoração e nos trajes que se nota a diferença entre os diversos tipos de noivas
A noiva romântica gosta do vestido branco, igual ao de uma princesa, repleto de detalhes delicados. Sonha com a igreja decorada com harmonia e com violinistas anunciando sua entrada. Este tipo de noiva vê o casamento como uma união baseada no amor verdadeiro, assumindo a vida a dois com paixão e responsabilidade.
A noiva sensual escolhe vestidos com decote na frente ou nas costas; saia com corte seco, sem volume e com uma fenda profunda ou curta. O cabelo tem que cair um pouco sobre os olhos e o penteado deve ser do tipo desarrumado. A maquiagem é sempre mais carregada e o buquê de flores vermelhas é o que mais combina com este tipo de noiva.
A noiva moderna não faz extravagâncias, o básico e chique são as características que mais atraem este tipo de noiva. As mais práticas casam-se até mesmo de calças, pantalonas ou túnicas, mostrando-se sempre lindas e modernas.
Fontes: Guia Casar Bem, Noiva Linda e Revista Noivas.